Monday September 17, 2012
Anonymous: Há hipóteses que sugerem que o risco de extinção em massa seja menor quando uma diversificação de espécies ocorre? Em outras palavras, a diversificação asseguraria uma estabilidade contra a extinção?
Existem várias hipóteses sobre que fatores poderiam tornar certas linhagens mais resistentes a extinções, de modo geral, e o fato de um gênero, por exemplo, ter várias espécies é um desses fatores que realmente parecem ajudar, mas esse não parece ser o caso nas extinções em massa. Pelo jeito o único fator que parece em todos os conjuntos de dados das cinco grandes extinções em massa explicar bem o risco de extinção é a amplitude da distribuição geográfica das linhagens. Assim, gêneros com espécies com ampla distribuição geográfica em geral se saem melhor após as extinções em massa.
No site da Universidade de Berkeley Understandig Evolution existe um ótimo resumo sobre a questão que enfoca o trabalho do paleontólogo David Jablonski, “How to survive a mass extinction: The work of David Jablonski”, um dos maiores especialista no assunto.
Grande abraço,
Rodrigo