Saturday December 10, 2011
Anonymous: É incorreto dizer que o Darwin foi o 1° a estudar sobre a evolução humana?
É muito difícil dizer com certeza quem foi o primeiro a estudar a evolução humana, mas provavelmente não foi Darwin, especialmente se vc entende “estudar” por pensar, teorizar e, por fim, publicar essas ideias sobre o assunto, pois o conde de Buffon já havia feito isso no século XVIII (mesmo que mais tarde tenha descartado essa possibilidade), assim como Lamarck, ainda no começo do século XIX. Mesmo após a publicação de “Origem das espécies.”, em 1859, por Darwin, livro que marca o começo de nossa compreensão moderna de evolução, só em 1871 Darwin publicou um tratado especificamente discutindo a evolução humana, em seu livro, “A descendência do Homem”, mas outros como o próprio Huxley já havia discutido a ancestralidade comum entre os seres humanos e os grandes macacos africanos a partir de estudos de anatomia comparada e debatido com Richard Owen por causa disso.
Além disso, já em 1856 (e mesmo antes, mas só foram reconhecidos como tais depois) haviam sido encontrados fósseis de neandertais que demoraram um pouco a serem consensualmente aceitos como restos de humanos primitivos. O estudo da evolução humana realmente começou a aflorar com a descoberta de mais fósseis a partir do final do século XIX e começo do século XX por vários cientistas, especialmente a partir dos anos 20 com a descoberta de fósseis de hominídeos bem primitivos, como o Australopithecus africanus, por Raymond Dart, quando os estudos paleoantropológicos passaram a se deslocar, aos poucos, para a África, corroborando a ideia de Darwin e Huxley que nossos parentes mais próximos eram os grandes primatas africanos e por isso nossos ancestrais mais diretos deveriam ser encontrados por lá. Porém, entre os anos 20 e 60, do século passado as perspectivas sobre evolução dos hominídeos mais moderno, especialmente do gênero Homo, concentravam-se na hipótese de origem asiática, principalmente, por causa de descoberta em 1891 do homem de Java, hoje reconhecido como um Homo erectus, e em função da existência de outro primata neste região, o Orangotango, o único grande símio sem cauda fora da África. Apenas a partir dos anos 60 com o acumulo das evidências moleculares e a disponibilidade de novos métodos de sistemática filogenética é que a balança voltou a pender para hipótese de Darwin e Huxley que nossas origens encontravam-se na África, além de começar a ficar claro que nossa divergência a partir de uma ancestral comum com os Chimpanzés era bem mais recente, por volta dos 6 ou 7 milhões de anos e não 15 ou 20 milhões de anos como antes se pensava.
Sobre evolução humana aconselho o site do Simthsonian HumanOrigins.
_________________________________________
Literatura Recomendada:
Lewin, R. Evolução humana. São Paulo: Atheneu, 1999.
Lewin, R., Foley, R.A., Principles of Human Evolution, 2nd Ed., Blackwell Science Ltd, 2004.
Neves, Walter A.. E no princípio… era o macaco!. Estud. av., São Paulo, v. 20, n. 58, Dec. 2006 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142006000300023&lng=en&nrm=iso>. access on 10 Dec. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142006000300023.
Wood, Bernard Human Evolution: A Very Short Introduction. Oxford University Press, Oxford & New York, 2005, 131 pp
Crédito da Figura:
J-L CHARMET/SCIENCE PHOTO LIBRARY
Abraços,
Rodrigo