Thursday April 26, 2012
Anonymous: vivo da terra descoberto hoje foi um gigantesco cogumelo(maior que a sequoia) embaixo da terra. como isso pode interferir nos "caminhos evolutivos" do darwinismo? pois ate onde sei, as bacterias sao consideradas mais simples e primitivas que os fungos pelo fato destas serem procariontes e suas paredes celulares serem feitas de acucares. algum cientista questiona a os fungos e bacterias e considera os fungos mais primitivos(por fermentarem?)
Não sei se entendi sua pergunta que aliás está cortada. Não sei a que descoberta vc e refere, mas parece ser a de mais um gigantesco sistema de micorrizas, não é? Ou era realmente um cogumelo? Eu precisaria de mais informações para comentar melhor.
Os fungos são organismos eucariontes (grupo taxonômico que inclui animais, fungos, plantas, algas e protistas)*, portanto, possuem, além de várias organelas membranosas citoplasmáticas, mitocôndrias que hoje consideramos descendentes de bactérias que perderam sua capacidade de vida livre, sendo portanto uma derivação da vida unicelular procarionte através do processo de endossimbiose e da evolução genômica e das demais organelas. Acredita-se que os fungos tenham divergido dos outros eucariontes há cerca de 1,5 bilhões de anos, depois da origem dos primeiros eucariontes unicelulares e bem depois da origem dos primeiros procariontes, 3,5 ou 4 bilhões de anos atrás. Além disso, em geral, são seres multicelulares (apesar de alguns tipos de fungos, entretanto, tendo evoluído unicelularidade secundariamente, como o caso das leveduras e microsporídios) e por isso muitos contam com uma organização tecidual relativamente complexa, bem mais do que a dos procariontes, como bactérias e archaeas.
A questão então aqui é que os fungos se originaram depois da evolução dos eucariontes a partir de um subgrupo deles que por sua vez evolui de um subgrupo de procariontes**. É neste sentido que as bactérias modernas são primitivas pois descendem diretamente destes ancestrais procariontes que não seguiram a linhagem eucarionte, mantendo portanto várias características que já estavam presentes nestes ancestrais procariontes mais remotos, mas isso não quer dizer que elas não tenham evoluído muito nestes 2 ou 3 bilhões de anos desde a separação.
Também não entendi a questão da fermentação pois algumas bactérias também fermentam, como os lactobacilos.
_______________________________________
*Para ser mais exato os fungos são mais próximos (formando o táxon opisthokonts) a nós do que das plantas e algas por exemplo.
**Vale o alerta que provavelmente os eucariontes evoluíram de uma maneira um pouco mais complicada do que minha descrição, tendo, na realidade, surgido da fusão dos genomas das duas linhagens de procariontes (Archea e Eubacteria), mas com uma delas tendo servido de hospedeira para parte do genoma da outra, e, ainda que não saibamos o grupo principal do qual derivamos, muitos cientistas suspeitam fortemente que seríamos mais próximos aos Archaea. Além da questão já comentada que não só os genes contidos nos núcleos dos eucariontes podem ter origens em linhagens diferentes, mas, nós, eucariontes, somos compostos de descendentes de bactérias quase completas, na forma de nossas mitocôndrias; e, no caso das plantas e algas, de seus cloroplastos, além das suas mitocôndrias.
Literatura Recomendada:
Zimmer C. Origins. On the origin of eukaryotes. Science. 2009 Aug 7;325(5941):666-8. PubMed PMID: 19661396.
James TY, Kauff F, Schoch CL, Matheny PB, Hofstetter V, Cox CJ, Celio G,Gueidan C, Fraker E, Miadlikowska J, Lumbsch HT, Rauhut A, Reeb V, Arnold AE,Amtoft A, Stajich JE, Hosaka K, Sung GH, Johnson D, O'Rourke B, Crockett M,Binder M, Curtis JM, Slot JC, Wang Z, Wilson AW, Schüssler A, Longcore JE, O'Donnell K, Mozley-Standridge S, Porter D, Letcher PM, Powell MJ, Taylor JW, White MM, Griffith GW, Davies DR, Humber RA, Morton JB, Sugiyama J, Rossman AY, Rogers JD, Pfister DH, Hewitt D, Hansen K, Hambleton S, Shoemaker RA, Kohlmeyer J, Volkmann-Kohlmeyer B, Spotts RA, Serdani M, Crous PW, Hughes KW, Matsuura K, Langer E, Langer G, Untereiner WA, Lücking R, Büdel B, Geiser DM, Aptroot A, Diederich P, Schmitt I, Schultz M, Yahr R, Hibbett DS, Lutzoni F, McLaughlin DJ, Spatafora JW, Vilgalys R. Reconstructing the early evolution of Fungi using a six-gene phylogeny. Nature. 2006 Oct 19;443(7113):818-22. PubMed PMID: 17051209.
Grande abraço,
Rodrigo