Thursday February 16, 2012
Anonymous: Porque quando vemos cenas nogentas, como vermes superdesenvolvidos e/ou parasitas sentimos tanta coceira pelo corpo?
Não sei se isso é tão universal assim. Eu particularmente nunca senti coceira ao ver vermes, larvas e outras criaturas do gênero mesmo as maiores delas. Em algumas culturas estes seres são iguarias e, até onde sei, não despertam tais sensações. Claro, mas caso você tivesse em mente a sensação mais geral de nojo, esta sim induzida pela visão de alguns tipos de criaturas, ela pode ser explicada pela sua associação com putrefação de matéria orgânica e doenças como certos tipos de parasitoses como berne e as famosas ‘bicheiras’ que aparecem em animais e até em seres humanos em feridas abertas.
A reação mais genérica de nojo, nestes casos, poderia ser explicada como um subproduto da exposição cultural a estes tipos de estímulos e o pareamento destes estímulos a essas condições patológicas e de deterioração alimentar e, talvez, pudessem ter até um componente inato que poderia ser adaptativo ao facilitar o aprendizado deste tipo de associações, como o que parece acontecer com as reações de medo à serpentes em seres humanos e outros primatas. Inclusive o nojo está na lista elaborada pelo psicólogo Paul Ekman dos sentimentos (raiva, nojo, medo, felicidade, tristeza e surpresa), associados a ‘micro-expressões’ faciais que seriam universais, aferida a partir de estudos transculturais.
De fato, existem algumas hipóteses em psicologia evolutiva que explicam o nojo desta maneira, isto é, como uma reação evolutivamente vantajosa frente a certos estímulos que poderiam levar a intoxicação alimentar, como peixe estragado e leite talhado, por exemplo [Veja também aqui] e que teria se expandido por pressões culturais e ambientais para englobar outros domínios, como o julgamento de alguns comportamentos e atitudes de outras pessoas.
_________________________________________
Marshall, Jessica [publicado online na segunda-feira 3 de janeiro de 2011 às 11:42 AM ET] Why Being Grossed Out is Good for You Discovery News
Chapman HA, Anderson AK. Understanding disgust. Ann N Y Acad Sci. 2012 Jan 18. doi: 10.1111/j.1749-6632.2011.06369.x. [Epub ahead of print] PubMed PMID: 22256964.
Grande abraço,
Rodrigo
Credito da figura: VOLKER STEGER/SCIENCE PHOTO LIBRARY