Thursday January 05, 2012
Uma dica de bibliografia introdutória à metodologia científica e filosofia da ciência. Este livro da ática é uma excelente pedida sobre o assunto. Escrito pelo biólogo, pós-graduado em filosofia e educação (autor de vários livros didáticos e paradidáticos), Fernando Gewandsznajder, o livro, em poucas páginas, apresenta as ciências de maneira dinâmica, crítica e processual, não como um conjunto de conhecimentos arcanos e nem como um conjunto de procedimentos algorítmicos infalíveis.
O livro “O método nas Ciências Naturais” é um pequeno e elegante livro introdutório sobre a espinhosa questão metodológica nas ciências naturais. É cheio de exemplos interessantes, explicações precisas mas que mesmo assim não deixam de serem acessíveis, além de possuir uma ótima introdução história das discussões sobre filosofia da ciência que ocorreram no século passado e que continuam até, dando uma ideia do que pode ser retirado dos longos debates que caracterizaram a filosofia da ciência do século XX; sendo, por isso, excelente para professores, alunos, cientista ou meros curiosos sobre o assunto.
O livro também incluindo discussões pertinentes sobre os problemas da demarcação entre ciência e não-ciência e sobre a cientificidade dos campos de estudo, sendo muito bem referenciado.
Como fiz menção antes, o livro não adota a visão altamente simplista, mas ainda comum em muitos livros introdutórios sobre ciências e metodologia, de um ‘método científico’ caricatural, estanque e completamente a-histórico. Por isso, dá um gostinho real de como se dá a investigação científica em ciências naturais em toda sua variedade e complexidade.
________________________________________
GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais. São Paulo: Ática, 2010. 144 p.
Grande abraço,
Rodrigo