Tuesday November 19, 2013
Anonymous: boa tarde. eu fiz uma pergunta antes sobre extremófilos feitos de 4 "minerais" da tabela periódica, e queria reformular esta: na verdade, na fonte que perguntei conheci extremófilos quimiossintetizantes, ou seja, eles absorvem minerais, comem rochas, e a maior parte desses absorve o ferro(até onde encontrei). o que me fez ignorar a teoria dos "4 elementos", pois quis defender meu ponto de vista sobre o que entendo sobre "espécies pioneiras", segundo teoria do ciclo da vida. qual a sua opinião?
Agora entendi um pouco melhor o que vc quis dizer com o “4 minerais”, mas ainda não sei se compreendi o que você quer saber.
Parece-me agora mais claro que você se referia aos compostos inorgânicos reduzidos, usados como doadores de elétrons, por certos procariontes chamados ‘quimiolitoautotróficos’ que podem utilizar compostos à base de hidrogênio, nitrogênio, enxofre e ferro, conseguindo obter todo o seu carbono diretamente do CO2, não necessitando absorver compostos orgânicos e nem precisando da luz solar (como dependem os autótrofos fotossintetizantes) e, em alguns casos, nem de oxigênio molecular, utilizando outros aceptores de elétrons ao final da cadeia respiratória.
Esses microrganismos são realmente alvos de muito do interesse da comunidade científica, especialmente por que processos com a nitrificação, por bactérias quimiolitotróficas, são cruciais no ciclo do nitrogênio, além de outros microrganismos deste tipo estando envolvidos na produção de metano e acetato, e outros ainda participando dos ciclos biogeoquímicos de alguns metais, com, por exemplo, o do ferro e do manganês, e de compostos metaloides, como o arsênico, por exemplo.
O interesse nesses microrganismos também estende-se aos astrobiólogos e aos cientistas que investigam a origem da vida, já que muito destes procariontes prosperam em condições muito austeras e servem de base à grandes comunidades biológicas. Em alguns ambientes, tais como os envolvendo fumarolas hidrotermais e cavernas subterrâneas, a produtividade primária dos ecossistemas que surgem em torno destes microrganismos é praticamente toda impulsionada pela oxidação do sulfureto de hidrogênio, por exemplo, por este tipo de microrganismo. Estes procariontes, portanto, podem servir de modelo para a origem da vida em nosso planeta ou para outras formas de vida em outros planetas que tenham condições equivalentes. Desculpe, ainda não sei se era exatamente isso queria saber. Caso não seja, por favor, reformule sua questão.
———————————————————
Literatura Recomendada:
Oren, Aharon (Sep 2009) Chemolithotrophy. In: eLS. John Wiley & Sons Ltd, Chichester. http://www.els.net [doi: 10.1002/9780470015902.a0021153
Canganella, Francesco(Sep 2006) Hydrothermal Vent Communities. In: eLS. John Wiley & Sons Ltd, Chichester. http://www.els.net [doi: 10.1002/9780470015902.a0000396.pub2]
Grande abraço,
Rodrigo
Créditos das imagens:
T. STEVENS & P. MCKINLEY, PACIFIC NORTHWEST LABORATORY/SCIENCE PHOTO LIBRARY