Wednesday May 30, 2012
Anonymous: Oi, queria informações sobre as doenças mais conhecidas que ocorrem em tubarões. Como posso identificar um tumor em um tubarão? Obrigada.
Sinto muito mais não podemos ajudá-la muito. A pergunta foge muito do escopo deste tumblr e das nossas especialidades. Este tipo de pergunta seria mais adequado para especialistas em veterinária ou em biologia marinha; Aconselho uma busca em bases de dados de artigos científicos, como o pubmed com os termos ‘shark diseases’. Talvez você consiga achar informações de melhor qualidade sobre o assunto.
O que posso dizer, entretanto, é que a ideia, um tanto popular, que tubarões, e outros elasmobrânquios, não desenvolvem câncer (e nem outras doenças) é apenas um mito, em parte gerado pelos poucos estudos sobre a saúde desses animais em seu ambiente natural (ainda que existam alguns que desmentem essa ideia, além dos muitos conduzidos com animais de oceanários e aquários marinhos que podem ser facilmente encontrados nas bases de dados de artigos de ciências biológicas) e pelo fato de que animais que por ventura estejam muito doentes no mar, provavelmente, morrerão e simplesmente serão devorados, não sobrando muitos restos para análises. Mas talvez um dos maiores culpados pela disseminação e perpetuação deste mito seja as tentativas de comercializar a famigerada cartilagem de tubarão que conteria uma glicoproteína com propriedades anti-angiogênicas, mas que não conta com evidências de eficácia terapêutica em seu apoio.
Em 2000, dois pesquisadores, Harshbarge e Ostrander, apresentaram em uma conferência seus achados obtidos após examinarem as bases de dados das coleções de tumores de animais, encontrando cerca de 40 exemplos de tumores em tubarões, raias e outros parentes desses animais. Veja também algumas notas de divulgação e informações em sites de imprensa e de conservação especializados no tema como este , este e este.
______________________________________
Literatura Recomendada:
Harshbarger, J.C. and, Ostrander, G.K. 2000. Cancer in sharks, skates, rays and other lower fishes. 91st Annual Meeting of the American Association for Cancer Research, April 1 – 5, San Francisco, CA. Rotchell, J.M., Hawkins, W.E., Geter, D.R. and Ostrander, G.K. 2000.
Finkelstein JB. Sharks do get cancer: few surprises in cartilage research. J Natl Cancer Inst. 2005 Nov 2;97(21):1562-3. PubMed PMID: 16264172.
Ostrander GK, Cheng KC, Wolf JC, Wolfe MJ. Shark cartilage, cancer and the growing threat of pseudoscience. Cancer Res. 2004 Dec 1;64(23):8485-91. Erratum in: Cancer Res. 2005 Jan 1;65(1):374. PubMed PMID: 15574750.
Grande Abraço,
Rodrigo